sexta-feira, 24 de maio de 2013

Família... conte com Deus!

     Em decorrência da atual instabilidade familiar, muitas pesquisas estão sendo feitas nesta área. Recentemente uma delas publicou algumas características comuns nas famílias estáveis. Conforme a pesquisa, famílias estáveis e vencedoras são famílias que zelam pelos seguintes valores:
 1. Compromisso: É um profundo sentimento de compromisso uns com os outros. Estas famílias têm problemas como todas as outras. Mas os problemas são encarados e resolvidos, porque o compromisso com o todo, com a família, é superior. Inclusive se abre mão de desejos pessoais, porque a grupo familiar é considerado acima do “eu”. Porque, se o grupo prevalece, cada indivíduo prevalece.
2. Apreço: Os membros de uma família estável e forte se apreciam (valorizam) mutuamente. Dão e recebem expressões de apreço. O esposo, a esposa e os filhos não passam o tempo todo se criticando e discutindo, mas elogiam e falam bem uns dos outros… valorizando e defendendo uns aos outros.
3. Comunicação: As famílias estáveis e fortes se comunicam com frequência e sem medo. Falam sobre qualquer assunto, e escutam com interesse o que o outro tem para dizer, sempre com interesse, respeito e amor.
4. Tempo em conjunto: Famílias tiram tempo para viverem em conjunto. Isso é fundamental. Tempo em quantidade e em qualidade. Hoje se considera muito o trabalho, o estudo, a TV, etc, e não se tira tempo para a família (planeje esse tempo e inclua na agenda, se necessário for. Tenha a hora do chimarrão – sem tv, a hora de brincar com os filhos, de ir todos juntos a um passeio, à Igreja, etc).
5. Enfrentar os problemas: Famílias estáveis e vencedoras enfrentam os problemas juntos. Problemas podem espalhar ou unir. Quando se considera o problema do outro como também meu, os membros da família se unem para enfrentar. Quando se considera o problema do outro “problema dele”, isso separa e afasta. Enfrentem os problemas juntos. Problema de um é problema de todos!
6. Bem-estar espiritual: está comprovado por estudos científicos… que o praticar da fé, das orientações de Deus em sua Palavra, na vida individual e aplicada a família, resultam em uma vida mais justa, mais equilibrada, mais harmônica, mais estável e mais feliz.    (continua no verso)
     Se observarmos, estas características não são novas, mas são características citadas por Deus desde o princípio da criação da família, e como tal, contam com o total apoio de Deus! E aí está o grande ponto. Foi nesta certeza que Josué disse: “Eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.” (Js 24.15). Davi registra no Salmo 133: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!  … Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.
     O desejo de Deus pela nossa vida é tal que o próprio Cristo orou pela unidade da família de Deus, incluindo a gente (Jo 17.23); orou pela presença de Deus com seu povo, para que possam ter o coração de Deus em seu seio. E, esta presença de Cristo e seu amor é a chave de tudo. Pois, onde Jesus está seu coração está, com todos os seus sentimentos e características. Foi baseado nisto que o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 12.24,25,26: “Deus coordenou o corpo [...] para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros [...] De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”.
     E é possível viverem unidos os irmãos? Sim! Porque ao ser Cristo o centro da vida e família, haverá erros… mas haverá arrependimento e perdão; haverá momentos de divisão… mas haverá perdão e reconciliação; haverá egoísmos humanos… mas haverá um amor superior que leva de volta a valorizar a família acima das coisas pessoais; haverá Palavra de Deus que revigora e guia; haverá o coração de Jesus!
     Nossa vida e família não é e não será perfeita neste mundo. Mas com Jesus temos algo que é dinâmico, progressivo, em constante mudança, que se aperfeiçoa, que conta com Deus!
     Firme isto em seu coração: Encontramos e temos em Jesus a presença de Deus e todas as qualidades, valores e sentimentos; tudo o que precisamos para edificar uma família estável e vencedora; não perfeita, mas em constante aperfeiçoamento, onde o amor permeia cada indivíduo em suas ações.
     Então, querida família, centre sua atenção e vida em Jesus, na sua presença e Palavra, zele por valores divinos. Saiba que o Senhor, que instituiu a família, vos ama e provê que todos sejam felizes em suas famílias. Para tal nos deu o seu próprio coração: JESUS!
 
Rev. Cézar C. Kaiser – IELB
Erechim, maio de 2013.