domingo, 3 de fevereiro de 2013

O evangelho de Jesus - Lucas 4.31-44


As notícias desta ultima semana foram tão intensas que não tenho como não me referir a elas hoje. þ Primeiro o susto, a perplexidade diante das imagens e informações do incêndio e das mortes em Santa Maria; depois a revolta, o choro e a tristeza; e agora, a intensa busca por culpados e reparos, sendo as vidas irreparáveis.

Diante dos 237 jovens mortos, os incrédulos simplesmente procuram um culpado para punir, alegando irresponsabilidade e fatalidade como simples causa. Já os fundamentalistas religiosos falam de castigo de Deus sobre um lugar e ambiente mundano e pecaminoso. Eles dizem: “Boate não é lugar para filho de Deus. Os que ali morreram, morreram porque estavam onde não deviam – e Deus se cansou da bagunça e puniu”. Se a resposta da questão é esta, então o que dizer para os familiares dos mortos no Edifício Joelma; os familiares dos mortos no acidente aéreo do Boeing com o Legacy; os familiares dos mortos no Tsunami? Se Boate é ou não ambiente que filhos de Deus poderiam frequentar, isto podemos conversar noutra oportunidade. Porém, uma coisa é certa: Deus anunciou acontecimentos que seriam sinais, pelos quais ele alertaria ao mundo. Penso ser prudente perguntar: þ Que mensagem você vê nesta tragédia? 236 jovens mortos. Apenas jovens.

Primeiro, eu choro junto com estes pais enlutados. Foi uma tragédia. Na tragédia não são escolhidas pessoas. Ela atinge aqueles que estão ali, naquele lugar e momento – seja ele qual for; e qualquer um de nós pode ser vítima em uma delas.

Em Lucas 12 Jesus havia ensinado sobre sua segunda vinda, sobre o Juízo Final, sobre os sinais que apontam para este fim. Foi quando chegaram alguns e falavam sobre uma catástrofe, a queda de uma torre que matou 18 pessoas. Jesus disse o seguinte: þ Abram Lc 13.2-5: Ele porém lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

Nas palavras de Jesus, aqueles jovens da boate kiss não eram mais pecadores do que todos nós. Mas þ há um recado aí: “se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”, por outro, “se vos arrependerdes – vivereis”! Pecadores somos todos nós. A morte é o destino para todos nós. Por isso o Filho de Deus veio, para resolver o pecado e não mais deixar que a morte seja o nosso fim último. Por isso o convite de Jesus para que todos se arrependam dos seus caminhos e se voltem a ele.

Pensem! Qual o recado de Deus nas tragédias? Considerem também – nesta de Santa Maria – que foram apenas jovens. Qual é o recado de Deus?

E será que este não é um recado direto para os jovens? E por consequência, para todos em qualquer idade? þ Deus está mostrando qual é o nosso fim… e chamando.

þ Por que Deus está chamando?

Abram Lucas 4.31-44 – texto do evangelho de hoje.

þ 31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado.  32 E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade. 

Que autoridade? O que pode fazer sua Palavra? Que autoridade ela tem? …

þ 33 Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz:  34 Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!  35 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal.  36 Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem? 

Notaram que autoridade e poder têm Jesus e sua Palavra? Jesus tem autoridade e poder sobre os demônios, os espíritos maus. Àquele demônio que derrubou Adão e Eva e que trouxe o pecado e a morte. Jesus tem autoridade e poder sobre ele. þ Os demônios tinham domínio… até Jesus chegar, e abrir a sua boca.

þ 38 Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela.  39 Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.  40 Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um. 

Notaram que autoridade e poder têm Jesus e sua Palavra? Autoridade e poder sobre as enfermidades. Estas causam a morte. E notem novamente: þ A enfermidade tinha domínio… até Jesus chegar, e abrir a sua boca.

E Jesus disse que será assim com toda a humanidade. þ As enfermidades estão aí, e matam, e terão ação; mas isto… até Jesus chegar. þ Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente (Jo 11.25-26). Porquetodo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40).

Somos todos pecadores destinados a morte. Deus, porém, nos deu remédio para vida: Jesus! E o próprio Deus é o primeiro que quer anunciar isto aos homens – todos precisam ver isto – e pela fé ter aplicado este remédio. Vejam como o texto continua:

þ 42 Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto; as multidões o procuravam, e foram até junto dele, e instavam para que não os deixasse.  43 Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.  44 E pregava nas sinagogas da Judéia.

É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus…”.  É necessário pregar… é necessário anunciar que temos um Salvador. Quanto mais o dia do juízo se aproxima, maior a angústia, a pressa, a necessidade urgente de chamar as pessoas, de alertar sobre a morte iminente sobre todos… e chamar pelo evangelho a fim de que as pessoas olhem para Jesus. þ Ele é quem tem autoridade sobre os demônios, as enfermidades e a morte. Jesus, com sua morte, sofreu o que estava destinado a nós; e quer dar a todos esta liberdade, para que a morte não seja mais o nosso fim último, mas sim a ressurreição e a vida.

Cada um de vocês – creia! Se firme no evangelho. Se Jesus está dizendo que nos perdoa e nos é Salvador, não há engano. Jesus deixou claro quem ele é, e qual é sua autoridade e poder. E veio pregar este evangelho. Anunciar que isto é por nós e para nós! E essa nobre tarefa, ao subir aos céus, ele repassou aos que o conhecem.

Em Santa Maria novamente percebemos – é preciso pregar o evangelho. Deus está dizendo que é preciso pregar o evangelho. A morte se abate sobre todos – independentemente de idade. É preciso que os todos creiam, que o mundo creia. Creia você! Em Jesus a morte já não é mais nosso destino final; e fale aos seus amigos.

þ E mesmo que – por algum momento e temporariamente – a morte se fazer presente na tua família, você pode crer: isso é… só até Jesus chegar (e abrir a sua boca). Ele tem autoridade e poder sobre os demônios e as enfermidades e tudo o que elas causam. E Jesus vêm. Ele prometeu; e ele cumpre.

E não esqueçam que Ele vem também pela sua Palavra e Santa Ceia, e pode dominar e remediar hoje qualquer enfermidade ou questão – se assim for sua vontade para conosco. Esteja nos braços de Jesus! Ele é e está acima de tudo.

Por isso, orem por estes pais que choram. E os cristãos que podem ter contato com estes pais, falem daquele que lhes pode socorrer neste momento e para a eternidade.

Para o futuro, já está definido: Ele irá mostrar sua autoridade e poder sobre tudo e todos no dia de sua volta. Ele vem para por abaixo o domínio dos demônios, das enfermidades e morte. Estas coisas, por agora, talvez ainda tenhamos de sofrer, mas isto… só até Jesus chegar.

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 15.57).
 

Rev. Cézar C. Kaiser – IELB
Erechim, fevereiro de 2013.