quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Diabo existe?


A pergunta nasce a partir da propaganda veiculada pela RBS em uma campanha em favor do cuidado e da educação das crianças.
A propaganda usa personagens fictícios, mitológicos como a “Mula Sem Cabeça”, o “Boi da Cara Preta”, a “Bruxa Malvada”. Mas, o curioso é que, entre esses personagens, está o Diabo.
Estaria o Diabo entre esses seres que existem apenas na imaginação?
Afinal, o Diabo existe? Se pensarmos em um ser vermelho de guampas e garfo na mão, poderíamos dizer que certamente não. Porém, o Diabo existe sim, assim como existe o próprio Deus.
A análise racional que conclui sobre a inexistência do Diabo, colocando-o no campo da ficção e do mito é a mesma usada por muitos para concluir que Deus não existe.
A existência de Deus pode ser observada pela criação. Uma pintura sugere a existência de um pintor, uma escultura de um escultor. A grandiosidade do Universo nos sugere um ser “superior”, que denominamos Deus. Isso é uma questão de observação. Mas os cristãos ainda creem, em artigo de fé, que esse Deus se revelou em Jesus, e continua se revelando por meio das Escrituras Sagradas.
A existência do Diabo pode ser verificada pela existência do mal. Na Bíblia lemos sobre um momento em que Jesus conta e explica a parábola do joio e do trigo (Mt 13.24-43). Jesus, de forma bem simples, diz que um homem bom plantou boas sementes em suas terras, mas que um homem mau, enquanto ninguém estava olhando, lançou sementes de joio, um inço, uma sujeira, que passou a viver e crescer junto com o trigo. Ao explicar Jesus diz que o que semeia boas sementes é Deus, e o que semeia o joio é o Diabo.
Mas quem fez o Diabo? Deus fez todas as coisas, seres visíveis e invisíveis. Deus fez os anjos, e alguns anjos preferiram se rebelar, entre eles Lúcifer, que passaria a ser chamado de Satanás ou Diabo. Por meio dele, o pecado entrou na humanidade e com o pecado a morte. Mas, Deus providenciou a redenção em Jesus, que venceu a morte e oferece, a todo o que nele crê, a Vida Eterna.
Infelizmente, o Diabo continua por ai, às vezes disfarçando-se de anjo de luz, para enganar (2 Co 11.14), se possível, até o próprio povo de Deus.
Como é o Diabo? Certamente não será identificado pelas suas guampinhas, mas sim, por tudo o que afasta de Jesus e de sua Santa Palavra. Ele é sagaz e essencialmente mentiroso.
Há quem diga que ele mesmo anda espalhando uma deslavada mentira, gritada e cantada para todos quantos quiserem ouvir:  a mentira de que ele não existe e de que é incapaz de fazer o mal.
Rev. Ismar L. Pinz

Nenhum comentário:

Postar um comentário